FERIDAS NA BOCA E INFECÇÕES

Sinais e Sintomas

A seguir você pode conferir algumas alterações bucais mais comuns e algumas dicas que podem lhe ajudar

Ardência na boca
A sensação de ardência na boca normalmente causa muita dor na língua, palato, gengiva, dentro das bochechas e área da garganta, podendo durar meses ou até anos.

Candidíase
Conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer na boca ou garganta. Os sintomas incluem: manchas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca (queilite).

Afta
As aftas aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarela com a borda vermelha, não sendo contagiosa. A afta se manifesta mais frequentemente na boca, língua, áreas internas da bochecha, lábios, gengiva e garganta.

Herpes labial
O herpes labial causa lesões na forma de bolhas ou de crostas e que normalmente aparecem nos lábios, embora possam desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. Elas são altamente contagiosas e podem estourar, permitindo que os fluidos das bolhas contaminem outras regiões.

Leucoplasia
A leucoplasia é uma lesão branca que normalmente se desenvolve na língua, dentro da bochecha ou no assoalho da boca. A leucoplasia normalmente não é dolorida ou contagiosa.

Sialodenite
É uma inflamação das glândulas salivares causada por uma infecção bacteriana. Devido ao inchaço da área, a deglutição pode ficar dificultada. Caso essa infecção se espalhe, a pessoa pode apresentar febre, calafrios e mal-estar.

Abscesso dentário
O abscesso dentário ocorre quando há uma infecção bacteriana na polpa do dente. Os sintomas de um abscesso dentário incluem forte dor de dente, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

Tratamento

Ardência na boca Medicamentos podem ser prescritos para aliviar a sensação de ardência bucal. Você pode reduzir os sintomas, por exemplo evitando bebidas alcoólicas, uso de tabaco, alimentos e bebidas ácidas e picantes, e o estresse.

Candidíase Os sapinhos são tratados com medicamentos antifúngicos. É comumente observado em pacientes portadores do vírus HIV (causador da AIDS), após terapia de câncer, transplantes de órgãos, diabetes e pessoas que usam dentaduras.

Aftas Geralmente essas lesões desaparecem sozinhas, uma ou duas semanas após seu aparecimento. Entretanto, se doerem, alguns analgésicos tópicos de venda livre e enxaguantes bucais antimicrobianos podem proporcionar alívio temporário.

Herpes labial As bolhas de herpes labial normalmente somem em aproximadamente uma semana. Analgésicos tópicos de venda livre podem proporcionar alívio da dor. Seu dentista poderá prescrever medicamentos antivirais.

Leucoplasia O tratamento começa após a identificação da fonte da lesão. Uma vez que o agente irritante é removido, por exemplo, quando o dentista promove um polimento de uma restauração, ou um ajuste de um aparelho ortodôntico ou ainda quando a pessoa abandona hábitos como fumar, essas lesões devem desaparecer.

Sialadenite Hidratação é o primeiro passo no tratamento. Em seguida, podem ser administrados antibiótico, ou encaminhar o paciente para uma cirurgia para drenar a glândula salivar.

Abscesso dentário Um tratamento de canal pode acabar com a infecção e salvar o dente. Caso o dente não possa ser tratado, um dentista irá extraí-lo e drenar o abscesso para eliminar a infecção. Um antibiótico será prescrito para parar a infecção bacteriana.