Tratamentos Periodontais

Tenha um (a) periodontista para chamar de seu (sua)

A pessoa com diabetes, doenças cardiovasculares e todas as demais alterações na complexa rede de doenças que podem acometer o ser humano deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, que, além de médico, enfermeiro, nutricionista, e outros, inclua um Dentista Periodontista.

As orientações desses profissionais auxiliarão na obtenção de uma saúde geral adequada, com bons níveis de açúcar no sangue e menor risco de desenvolvimento de complicações do diabetes, redução nos riscos de doenças cardiovasculares, entre outras prevenções de doenças derivadas de outros desequilíbrios.

O cuidado periodontal, realizado por um Periodontista, pode prevenir as complicações do diabetes, e consequentemente reduzir riscos de doenças cardiovasculares.

A pessoa com diabetes necessita de cuidados odontológicos diferenciados, em especial cuidados gengivais, da mesma forma que necessita de cuidados diferenciados com outras partes do corpo (pés, olhos, coração, rins etc.).
Adolescentes, gestantes, mulheres que pretendem engravidar, também estão no grupo de pessoas que merecem uma atenção à saúde periodontal, assim como pacientes na fase da menopausa.

Homens e mulheres que apresentam ou apresentaram problemas cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais incluem-se no grupo de pessoas em que o acompanhamento periodontal periódico se faz necessário para colaborar com a manutenção da saúde geral.

Como funciona o tratamento?

Um completo exame intra oral, completo exame das membranas mucosas, exame das condições periodontais e dentais, fluxo salivar, devem ser conduzidos. Saúde bucal é uma parte integrante da saúde geral e tem um efeito direto como um todo na saude fisica e mental de todos os indivíduos.

Uma boa saúde bucal é um indicador de saúde e pode reduzir custos de tratamentos médicos, incrementando a nutrição, a comunicação, a auto estima, e a qualidade de vida. Educação em higiene bucal, pode contribuir significativamente no incremento da saúde oral. É urgente o fortalecimento da prática de uso de fio dental e escovação, associados à raspagens, profilaxias e polimentos dentários.

A avaliação individual do risco para a progressão da doença em cada paciente permite determinar a frequência e a extensão do suporte profissional necessário para manter os níveis de inserção obtidos após a terapia.
Basicamente os tratamentos são realizados em 3 pilares, raspagem e alisamento supragengival.

Raspagem e alisamento subgengival, cirurgia quando indicada. Após paciente entra em um programa de Manutenção Periódica Preventiva.

Como prevenir doenças bucais

• Prevenção da gengivite: Evitar o desenvolvimento da inflamação gengival, com controle de placa bacteriana diário através da escovação e outros artefatos e profilaxias periódicas, determinadas individualmente pelo Periodontista.
• Prevenção da periodontite Prevenção e tratamento da gengivite + manejo fatores de risco (tabagismo, diabetes, entre outros.)

Importante

• Cuidados com a saúde se configuram sempre com associações de fatores diários, como:
Escovação dentária bem-feita;
• Uso do fio dental e outros artefatos de higiene entre os dentes.
• Manutenções de restaurações adequadas e sem infiltrações;
• Próteses bem adaptadas.
• Controles de Colesterol, Glicose, Prática de Exercícios Físicos, Cessação do hábito de Fumar também configuram fatores fundamentais para a manutenção da Saúde Gengival.
Manutenções e revisões periódicas realizadas pelo Periodontista são fundamentais para diagnóstico precoce de alterações na cavidade bucal, por isso, respeitar as orientações profissionais se torna tão importante para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Educação para a saúde é reconhecida como mecanismo eficaz na capacitação para o autocuidado, em que os pacientes são os autores do controle da afecção.