Manter sua gengiva saudável ajuda no controle do diabetes, assim como o controle da glicemia (açúcar no sangue) favorece a saúde da sua gengiva.
Prevenir, diagnosticar e tratar as doenças gengivais faz parte do cuidado da pessoa com diabetes.
Uma boa higiene bucal, orientada pelo seu dentista, uma dieta adequada e exercícios físicos são parte de um estilo de vida saudável no cuidado das pessoas com diabetes.
A pessoa com diabetes, quando acompanhada por uma equipe de saúde, que, além de médico, enfermeiro, nutricionista, e outros, inclua um periodontista, terá mais facilidade de alcançar bons níveis de açúcar no sangue e menor risco de desenvolvimento de complicações do diabetes.
O cuidado periodontal, realizado por um periodontista, pode prevenir as complicações do diabetes.
A pessoa com diabetes necessita de cuidados odontológicos diferenciados, em especial cuidados gengivais, da mesma forma que necessita de cuidados diferenciados com outras partes do corpo (pés, olhos, coração, rins etc.).
Saúde bucal é qualidade de vida
Toda pessoa com diabetes deve ser rastreada para doenças gengivais, e toda pessoa com doenças gengivais deve ser rastreada para diabetes.
Periodontite – Comorbidade do Diabetes
Diabetes e periodontite são condições crônicas não transmissíveis que compartilham fatores de risco em comum, sendo a periodontite uma das comorbidades do diabetes.
A aplicação das diretrizes conjuntas da Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) visa proporcionar uma abordagem integrada aos pacientes com diabetes e periodontite, para melhores resultados no cuidado aos pacientes em ambas as condições.
Impacto do Tratamento
Pacientes com diagnóstico de diabetes têm maior risco de desenvolver periodontite e ter sua progressão mais rápida.O tratamento do diabetes melhora a resposta ao tratamento periodontal.
Da mesma forma, a periodontite pode exercer impacto negativo sobre o diabetes e seu tratamento.Pessoas com periodontite apresentam aumento da inflamação sistêmica, estando, portanto, em maior risco para resistência insulínica, para aumento de HbA1C, e para o diabetes tipo 2.
O tratamento da periodontite reduz os níveis de HbA1c, ao reduzir a resposta inflamatória sistêmica exacerbada, auxiliando, portanto, no alcance da meta terapêutica de pacientes com diabetes.
Para pacientes com diabetes e periodontite, é recomendado considerar o impacto do tratamento da periodontite sobre a melhora do controle glicêmico, antes de adicionar nova medicação para o diabetes.
Benefícios para o Paciente
O tratamento da periodontite em pacientes com diabetes melhora a saúde bucal, melhora a saúde com um todo, melhora a qualidade de vida, e ainda pode reduzir os custos com medicamentos e internações hospitalares e, consequentemente, os custos totais, biológicos e financeiros, associados à saúde.
É muito importante diagnosticar e restabelecer a melhor condição bucal para o paciente com diabetes, a fim de melhorar a função mastigatória, a nutrição e a qualidade de vida.
O periodontista deve fazer parte da equipe multiprofissional no cuidado integral da pessoa com diabetes, juntamente com outros profissionais da saúde.
Toda pessoa com diabetes deve ser rastreada para doenças gengivais, e toda pessoa com doenças gengivais deve ser rastreada para diabetes!
Doença Periodontal e Diabetes
Trabalhamos com protocolos em conformidade com a SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM)